sábado, 10 de novembro de 2012

On 07:48 by UAN Noticias   10 comments


Ola galera, o artigo de hoje e para falar sobre uma questão difícil de decidir, qual seria o terceiro melhor espetáculo de escola de samba do Brasil no carnaval.
Alguns anos atrás, um site fez uma pesquise sobre qual seria o terceiro melhor carnaval do Brasil( relacionado a escola de samba). A pesquisa ficou sem conclusão, porque segundo o site, não houve participação das cidades, com envio de material para que se pudesse fazer uma comparação entre as festas.
Eu participei da tal pesquisa, e na época, na minha visão o terceiro melhor desfile de escola de samba ficaria com Porto Alegre. O que me levou a tal observação foi o apoio de divulgação que as escolas de samba de Porto Alegre possuem, tendo transmissão da Globo ( RBS) para todo o Rio Grande do Sul, deixando de exibir o carnaval de SP para esse Estado.
Aliás na região Sul, o único Estado que e exibido o carnaval de SP na integra e o Paraná, já que neste estado é a TV Globo que faz a transmissão de sua programação, em Santa Catarina e o Rio Grande do Sul é a RBS TV( Maior afiliada da Globo no Brasil) quem domina.
Voltando a falar sobre as escolas de samba, decidir o posto de terceiro melhor espetáculo e difícil, pois alem de poucas informações de como é a festa em outras cidades, por falta de veículos de comunicação que se prestem a divulgar o evento de suas cidades.
Na maioria das vezes os portais de noticias locais somente divulgam o carnaval da cidade já no carnaval, no resto do ano e como se não existissem. O Rio de Janeiro, ate onde eu saiba, e a única cidade em que portais de noticia de grande porte disponibiliza espaço o ano inteiro para falar sobre as escolas de samba( O Dia e SRZD).
Este blog não tem o poder da verdade, e talvez esteja fazendo uma injustiça, mas acredito que o terceiro posto de melhor carnaval do Brasil ( em relação a espetáculo de escola de samba), seria disputado por três cidades: Porto Alegre, Manaus e Vitoria.
O carnaval de Porto Alegre tem crescido a cada ano, e visto o esforço da entidade que organiza o carnaval gaucho em aprimorar a festa, organizando conferencias, levando a Porto Alegre grandes profissionais do carnaval para ajudar a engrandecer a festa.
As escolas de samba de Porto Alegre ainda contam com apoio da mídia local, como já dito acima, a RBS que é líder em audiência no sul ( na sua área de abrangência) transmite ao vivo os dois dias do evento, sexta e sábado de carnaval após o Big Brother, alem disso outros seguimentos da mídia do grupo como o jornal “Zero Hora” e o portal “clicrbs” também abrem espaço para as escolas de samba.
Porem apesar no notório crescimento do espetáculo ate hoje as escolas de samba de Porto Alegre não contam com um local que possua estrutura adequada para a magnitude da festa. O sambódromo e improvisado, e não há previsão de quando a capital gaucha contara com um sambódromo propriamente dito. Isso obviamente atrapalha a expansão do evento, não tem como fazer algo maior em um palco quase amador.
Manaus por sua vez possui um sambódromo que e de dar inveja, e considerado o maior do País, com grande capacidade de lotação. Porem a falta de mídia e quem atrapalha esse crescimento já que do Amazonas a Festa de Parintins  e a única que ganha destaque. Acredito que se tivessem maior divulgação, e  um incentivo mais do governo local, a festa de Manaus estaria em par de igualdade com a atual segunda colocada no Brasil ( São Paulo).
O carnaval de Vitoria já foi considerado o segundo melhor do Brasil, porem devido a questões políticas pararam de desfilar nos anos noventa, retornando apenas em 1998, mas em competição, que somente passou a ocorrer em 2002.
Essa parada no tempo prejudicou  evolução natural do evento que chegou a perder grandes escolas de samba. Hoje percebe-se um crescimento na qualidade plástica das escolas de samba, porem a divulgação ainda e pífia. A pouco tempo ganharam um força nesse divulgação com a abertura do espaço no portal SRZD Carnaval, onde há um link para o carnaval do Espírito Santo.
Segundo já foi noticiado a prefeitura confirmou obras de melhorias no sambódromo ( sambão do povo) que oferecerá mais conforto e estrutura permitindo assim um ganho na qualidade dos desfiles das escolas de samba capixabas.
Fica difícil então decidir qual das três poderia levar o titulo de terceiro melhor carnaval, pois comparando as três tem suas potencialidades mas que ou por falta de mídia e apoio local ou por falta de estrutura, torna-se um equilíbrio entre as três cidades.
Abaixo um vídeo com um pouco do que é feito nas três cidades, e você então tire suas conclusões.
OBS: Você pode comentar as noticias desta página, o espaço para comentários fica no final da pagina, e não no final de cada matéria, como ocorre na pagina principal desse blog.

Por Uanderson

Compacto Carnaval Manaus




Compacto carnaval Porto Alegre

 
Vitoria

10 comentários:

  1. oi sou de manaus e acho que aqui sim e o terceiro melhor do brasil ja estivemos em segundo na decade de 90 quando a antiga manchete transmitiu nosso carnaval pro brasil td sem contar que alem do grandioso sambodromo as escolas daqui contam com barracoes padronizados e por fim com os artistas de parintins

    ResponderExcluir
  2. tenho videos do carnaval de 9 cidades do brasil,que no meu entender são as melhores do país.assisti o carnaval de manaus de 2010,2011,2012.assisti também o carnaval de vitória de 2005 á 2013 e também o de poa de 1994,2001,2008 á 2013 e chego a seguinte conclusão:
    o terceiro melhor do país é o de poa,pois possui cobertura da rbs,cobertura da tve nos grupos de acesso,bons desfiles,bons puxadores locais,estrutura de barracão no porto seco e 24 escolas de samba,além de sites como a gaucha no carnaval e só carnaval de poa divulgando a festa,falta porém um sambódromo definitivo e o uso de tnt nas fantasias é alto.
    o quarto melhor do país é manaus,pois tem 26 escolas de samba,um excelente sambódromo,desfiles de graça nas arquibancadas,pórem peca na transmissão(rio negro,sbt local,agora tv tiradentes)o site da liga nunca é atualizado nem o site manausamba dificultando sua divulgação,mesmo tendo mais escola que poa,as dos grupos de acesso são muito pequenas,também o uso de tnt é absurdo em todas as escolas.porém as escolas especias são que tem maior contingente de componentes fora do eixo rio-são paulo,de 3000 á 4000 por escola.
    o quinto melhor é o de vitória,pos tem um excelente sambódromo(sambão do povo),este ano foi transmitido o sábado para todo o brasil,bom canto nas escolas,são 13 escolas no total,mas peca em qualidade,somente duas ou três escolas com nivel bom(mug,boa vista e juquutuquara),o restante muito fraco,também com uso de tnt em todas as alas,sites de divulgação capixabão no carnaval e viva samba,porém esta crescendo a cada ano.
    o sexto melhor do brasil para mim é o de santos,assisti todos os desfiles de 2006 á 2012,e posso afirmar que tem exelentes escolas,boa plástica,bons puxadores,boas baterias,boa passarela,mesmo não sendo definitiva tem se consolidado(dráuzio da cruz),só peca na divulgação,somente com o site da prefeitura e transmissão local da santa cecilia tv,este ano teve mais divulgação no g1.porém este ano foi triste a morte de 4 pessoas no carro da sangue jovem,colocando um mancha neste bom carnaval.
    o sétimo melhor é de joaçaba-sc,é pequeno,com 3 escolas,porém é o melhor em alegoria e fantasia fora rio-são paulo,muito profissional,gastando até 5 milhões de reais nas 3 escolas,transmissão tv barriga verde,assisti desfiles em dvd de 1995 á 2011.
    o oitavo é de floripa,que não teve desfile em 2013 por falta de verba,é constituido de 5 escolas e desfilam sábado no sambódromo nego querido,transmissão rbs para toda santa catarina.
    o nono colocado é de uruguaiana,que faz um carnaval fora de época(vitória faz 1 semana antes do carnaval)três semanas depois,contém 13 escolas que desfilam d quinta a sábado,porém o lado negativo é a falta de identidade,pois parece uma aduana do rj,sp e poa,pois agrande maioria das escolas pegam fantasias de anos anteriores destas cidades,puxadores do rj,casal mspb do rj também,mas fazem uma bonita festa.
    espero ter contribuido com minha opinião de apaixonado por desfile de escola de samba,Roger-campinas-sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita e muito embasada a sua resposta Roger! Sou de Joaçaba/SC, carnaval espetacular que é esquecido pelo Brasil devido a incompetencia do marketing da liga! Mas quem conhece sabe da grandeza! Cidade de 30 mil habitantes que faz um dos maiores carnavais do Brasil!

      Excluir
  3. O terceiro com certeza é de Manaus pois as escolas possuem quadras, sambodramo o maior do país e os barracoes das escolas que ficam do lado da avenida mas peca por nõa haver maior divulgação da mídea local com pessimas transmissões, lembrando que a tv manchete ja transmitiu para todo país como o segundo maior carnaval do país.

    ResponderExcluir
  4. O terceiro com certeza é de Manaus pois as escolas possuem quadras, sambodramo o maior do país e os barracoes das escolas que ficam do lado da avenida mas peca por nõa haver maior divulgação da mídea local com pessimas transmissões, lembrando que a tv manchete ja transmitiu para todo país como o segundo maior carnaval do país.

    ResponderExcluir
  5. O terceiro com certeza é de Manaus pois as escolas possuem quadras, sambodramo o maior do país e os barracoes das escolas que ficam do lado da avenida mas peca por nõa haver maior divulgação da mídea local com pessimas transmissões, lembrando que a tv manchete ja transmitiu para todo país como o segundo maior carnaval do país.

    ResponderExcluir
  6. Eu também acho que o terceiro maior ainda é o de Manaus. Tem 27 escolas de samba divididas em 4 grupos (Especial, A, B e C). Ao lado do sambódromo existem os galpões e as escolas ainda possuem suas quadras. O sambódromo é o maior do Brasil, o público é por volta dos 100 mil, as escolas do grupo especial vão sempre com entre 3 e 4 mil integrantes. Os pontos negativos ficam pela transmissão e divulgação.

    ResponderExcluir
  7. bom , sou do RIo e sou um apaixonado por escolas de samba e pela Mocidade independente de Padre MIguel.
    no meu ponto de vista o terceiro fica com Vitoria mas vamos lá analisar .
    investimento em fantasias , carros alegorias , enredos e divulgação .
    compromisso das comunidades , compromisso dos lideres políticos , compromisso das escolas .
    de fato existe apenas 3 ou 4 q se destaca entre as escolas de Vitoria mas analisando bem , ter excelente sambódromo e barracões nao é o suficiente para qualificar o espetáculo , manaus tem o melhor sambodromo do pais e escolas com mais de 3 mil componentes mas se foce ser julgada como sao as escolas de RIO , SP e VITORIA , as de manaus perde em alegorias e adereços , harmonia , evolução .
    as de porto alegre sao bem organizadas mas falta uma estrutura adequada , tendo investimentos pode ser a 2 com certeza .
    lembrando q o carnaval de vitoria evoluiu nos últimos 4 anos tanto q foi transmitido para todo o Brasil por 3 anos consecutivos sendo duas vezes pela Band e este anos pela Record Niws , ano que vem a parceria continua com a Record para todo o Brasil e países da Europa e Africa

    ResponderExcluir
  8. Sou de Manaus acredito que Manaus já foi o segundo melhor do páis antes mesmo de São Paulo digo isso pois quando o nosso carnaval foi transmitido para todo o Brasil pela extinta Manchete e Band, os seus comentaristas o JÁ audoso Fernando Pamplona fez o comentário com a comparação com link do Carnaval de São Pulo verificou-se que o de Manaus estava com mais volume em torno de 200 mil pessoas dentro e fora ao redor, isso veio de um grande comentarista de carnaval que á anos transmitia o carnaval do Rio de Janeiro, hoje infelizmente já temos mais este posto pois apesar de termos um grandiosos sambódromo o carnaval continuar grande e bonito as outras capitais evoluiram e contam com a trasmissão de grandes emissoras e estão situadas nos grandes centros do nosso país enquanto Manaus fica na região norte longe das grandes capitais e da grande mídia.

    ResponderExcluir

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...