sábado, 10 de novembro de 2012

On 07:56 by UAN Noticias   No comments


Bom meus amigos, o texto de hoje e uma critica( atrasada, mas ainda em tempo) do carnaval carioca 2012. Neste ano, com a reinauguração do sambódromo a expectativa foi grande de como seria a nova visão da Sapucaí, como também como as escolas de samba se prepararam para essa nova fase do sambódromo carioca.
Sobre o sambódromo, pode-se dizer que foi um sucesso, a nova Sapucaí trouxe um novo gás ao desfile das escolas de samba do Rio, com arquibancadas em ambos os lados.
Já no espetáculo das escolas de samba, as doze agremiações do grupo especial  mais uma vez deram um belo espetáculo, não somente de luxo em fantasias e alegorias como a principal característica do carnaval do Rio que é sua criatividade e competência.
Porem um fato que neste ano ficou bem evidente foi a extrema profissionalização de algumas escolas como a Beija Flor e a Unidos da Tijuca, acompanhadas de Salgueiro e a Vila Isabel que estão caminhando para o mesmo nível.
Um degrau a menos vemos a Grande Rio que ainda não encontrou a seu caminho para o sucesso. Embora indiscutivelmente tem feito grandes espetáculos, esbanjando luxo, mas ainda não foi o suficiente para que a escola consiga estar no mesmo nível das quatro citadas anteriormente. Acho que o que esta faltando para a Grande Rio e criatividade em seus desfiles.
Em 2012 tivemos também a grata surpresa do desfile da São Clemente que mostrou que veio para ficar no grupo especial. A Ilha mostrou um desfile muito bonito, mas com um samba fraco perdeu parte do brilho. A Mocidade fez um desfile que merecia estar entre as campeãs do sábado, mas vai entender a cabeça de jurado?
Do carnaval 2012, porem vemos a estagnação de três escolas de samba tradicionais não somente para o Rio, mas  a nível Brasil: Mangueira, Imperatriz e Portela.
As duas primeiras fizeram desfiles que deixaram muito a desejar, mas acredito que seja por questões que podem ser revertidas para o próximo carnaval, já que estão muito ligadas a troca de comando nessas escolas e acredito que tenha influenciado no trabalho deste ano.
A Imperatriz por exemplo esta fazendo varias mudanças inclusive com a troca do carnavalesco Max Lopes. Acho que para o carnaval 2013, Mangueira e imperatriz tem tudo para voltar a fazer aqueles grandes carnavais repletos de luxo e criatividades de outrora.
Pior situação ao meu ver e a “ Águia de Madureira”. A Portela, escola tradicionalíssima que influenciou o surgimento de “ filhotes de águias” pelo Brasil a fora. Toda cidade que possui escola de samba tem uma representante da Portela com uma Águia imponente abrindo o desfile.
Porem a “Águia mãe”, que foi campeã 21 vezes no carnaval carioca parece que desaprendeu a voar. Enquanto Mangueira e Imperatriz o maior problema e mais a nível de administração, na Portela parece que o problema vai alem, e uma questão de falta de visão da escola.
A Portela literalmente parou no tempo. Neste ano fez um samba que entrou para a historia  como um dos mais belos já feitos no carnaval, mas o desfile foi decepcionante. Fantasias e alegorias mal acabadas, algumas simples ao extremo que parecia mais desfile do grupo de acesso.
Acho que isso não e mais aceitável no carnaval do Rio de Janeiro. As escolas de samba do Rio hoje recebem uma boa verba da prefeitura para montar o carnaval, alem disso segundo matéria divulgada no inicio deste ano no site da radio Globo, a prefeitura destinou as escolas de samba do grupo especial um verba adicional no valor de 1 milhão cada uma para o “ Viradão do momo”( eventos que inclui a apresentação de sambistas nas festas do réveillon e em eventos abertos ao público nas quadras).
Somado a isso as escolas ainda recebem pelos direitos de exibição na TV, pelo Globo, somado a verba em patrocínio que muitas escolas recebem. Alem de dinheiro as escolas de samba do Rio possuem estrutura, a prefeitura vem reformando a quadra das escolas de samba do grupo especial com direito ate a ar condicionado
E para montar o  carnaval ainda contam com a excelente estrutura da Cidade do Samba. Antes as escolas de samba faziam seu carnaval de forma precária, debaixo de viadutos, hoje a Cidade do Samba possibilitou a produção do carnaval de forma profissional, digno da magnitude que a festa representa.
Sendo assim, espero que todas as escolas de samba do Rio do grupo especial mostrem um carnaval que justifique todo esse investimento do poder publico, e que a própria prefeitura acompanhe e exija transparência da forma que as escolas estão investindo no carnaval.
Não e mais justificável vermos escolas de samba em pleno grupo especial do Rio apresentarem  um carnaval medíocre. E Voltando a nossa Águia guerreira, esperamos que acorde para a atualidade, reaprenda a voar, e para o próximo  carnaval apresente um espetáculo digno de sua grandeza e da importância do carnaval carioca.

Por Uanderson 
Site Radio Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...