sábado, 10 de novembro de 2012

On 07:58 by UAN Noticias   No comments

Com o tema “Viva a Cultura Popular” o Boi Caprichoso é o campeão do 47º Festival Folclórico de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus). Durante a apuração das notas dos três dias do evento o Diamante Negro somou 1.258,9 e foi superior ao “contrário” Garantido, que apresentou na arena a temática “Tradição” e atingiu 1.257,1 (diferença de 1,8 ponto). O Azul da Francesa e dos Palmares foi melhor também em galera (60 a 59,7), vencendo uma noite e empatando as outras duas. Este é o 20º título do boi bumbá.
 Com o troféu nas mãos, a presidente do Caprichoso Márcia Baranda, o levantador de toadas David Assayag e o apresentador Júnior Paulain, conduziram uma multidão azul e branca que saiu do Bumbódromo e seguiu em carreata pelas ruas do lado azul da cidade, até chegar no Curral Zeca Xibelão, para alegria de outros milhares de azulados.
 A toada de mesmo nome do bumbá foi uma das executadas em Manaus e neste festival de Parintins, com versos marcantes  como “Viva a Cultura Popular / Viva o Boi de Parintins / Viva o Folclore Brasileiro”.
 “Viva a cultura popular, viva o Caprichoso. A partir desta terça-feira já começaremos os trabalhos para o próximo ano, no nosso centenário”, disse a presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, antes de receber o troféu de campeão do Festival de Parintins.
 Na primeira noite de apresentação (29), o Azul venceu por apenas 3 décimos – 419,6 pontos contra 419,3, com a galeras empatando em 20 a 20.  Na segunda noite, o Caprichoso voltou a ser melhor com 419,5 a 419,1, aumentando a diferença para 7 décimos e vencendo também na melhor torcida da noite. Na última noite dos bumbás, o campeão fez 419,8 contra 418,7, ratificando sua condição de campeão com 1,8 ponto de vantagem sobre o maior rival.
Individuais
No total geral por itens individuais, segundo os jurados o Caprichoso foi melhor sobre o Garantido em nada menos do que sete dos 21 itens em julgamento: Organização do Conjunto Folclórico, Galera, Tuxauas, Amo do Boi, Boi-Bumbá  Evolução, Cunhã-Poranga e Pajé.
Nos individuais, o Garantido só conseguiu vencer com a Rainha do Folclore Patricia de Góes, que somou 59,8 pontos contra 59,7 de Brena Dianá, do Caprichoso.Na esperada disputa entre a estreante porta-estandarte Jeane Benoliel, do Caprichoso e a do Garantido, Rassa Barros, houve empate.
Houve empate no cômputo geral de Batucada/Marujada, Coreografia, Tribos Indígenas, Vaqueirada, Apresentador, Levantador de Toadas, Porta-Estandarte e Sinhazinha da Fazenda.
 Cerca de 500 torcedores das duas associações folclóricas compareceram, ontem, às arquibancadas do Bumbódromo de Parintins para acompanhar a apuração das notas dos nove jurados do Festival da Ilha Tupinambarana.
Fonte:
A critica
Opinião
Esta pagina embora se designe “ carnaval” na verdade e um espaço para mostrar um pouco da cultura do Brasil, nossas festas que brilham pelo Brasil a fora. O festival de Parintins e sem duvida um dos mais belos espetáculos a céu aberto do mundo.
Todos os anos os profissionais de Parintins são disputados para trabalhar nas escolas de samba pelo Brasil a fora. Rio São Paulo e Porto Alegre são destinos certos no carnaval, sem contar e claro no carnaval de Manaus.
Parabéns ao povo amazonense por esse belíssimo espetáculo cultural e folclórico que encanta o Brasil e o mundo.
Por Uanderson




 

0 comentários:

Postar um comentário

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...