segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

On 09:51 by UAN Noticias   6 comments




Retrospectiva:

Todos os anos, nas proximidades da virada de ano os meios de comunicação costumam fazer uma retrospectiva das principais noticias do ano. Em 2013 muita coisa do mundo do carnaval poderia ser citada aqui no Blog.

Mas eu escolhi uma noticia que foi dada aqui logo após o carnaval, mas de 2012!, sim vou relembrar um noticia do ano passado. Mas porque? Bom escolhi essa matéria porque foi a noticia em que consegui comprovar uma teoria que a muito tempo queria comprovar, mas eu com um blog amador não tinha voz para tanto.

O assunto é a tão falada queda de audiência do carnaval carioca que é divulgada pela grande imprensa já alguns carnavais. A grande imprensa “bota” a noticia e os jornalistas não se dão ao trabalho de pesquisar, de saber o porque dessa queda, e o mais importante: Se essa queda é no Brasil, assim como fica na mente das pessoas que lêem essas noticias.

Já faz algum tempo, quase um década a imprensa informa se baseando na audiência registrada na grande São Paulo que o carnaval carioca perde Ibope e que as escolas de samba de São Paulo tem a maior audiência, dando a entender do País.

Porem eu, um pequeno blogueiro, escarafunchando aqui e ali , pude ver que a transmissão do carnaval carioca vai e muito bem em outras cidades do Brasil, dando liderança para a Globo, em algumas capitais, como Porto Alegre tem ate havido crescimento de audiência desses desfiles.

Ai em 2012, a Globo durante a transmissão do carnaval carioca perde para a concorrência, vide Record que transmitia uma reprise de um seriado. Não bastou tempo para os jornais divulgarem que o carnaval carioca estava perdendo fôlego na TV.

Mas a imprensa esqueceu de informar que esses números eram a respeito de São Paulo, que no restante do Pais os desfiles das escolas de samba do Rio garantiram a liderança de audiência na Globo, e que o carnaval de SP ao contrario do Rio, não é transmitido a todos estados, alguns como o Rio grande do Sul transmite o carnaval de Porto Alegre, sendo assim no painel nacional de TV, que é o consolidado da audiência televisiva do País, é impossível o carnaval de São Paulo registrar maior audiência que o carioca.

Mandei então um email para a coluna parabólica do Jose Armando Vannucci da Jovem Pan Online e ele com os dados confirmou minha teoria. Mas o que isso tem de importante? Um mero bairrismo de um carioca em não aceitar que o carnaval paulistano seja mais assistido que o seu?

Óbvio que não, é importante porque a informação distorcida que o carnaval carioca esta tendo uma queda de audiência sistemática, esta fazendo a Globo jogar as transmissões do carnaval do Rio cada vez mais tarde, e pior deixando inclusive de transmitir a primeira escola, assim como ela fez este ano para fugir da concorrência, principalmente a Record em São Paulo.

Isso não é aceitável pois se o problema é em São Paulo, do paulistano não querer acompanhar quatro dias de carnaval, é problema da Globo que fez essa maluquice, já que antes era transmitido apenas o carnaval do Rio, e outra, se o problema é localizado então que altere a programação lá, mas mantenha a transmissão na integra no restante do País que ainda acompanha o carnaval do Rio.

Não é justo que o resultado de audiência de uma cidade, por mais importante que ela seja altere no restante do Pais independente do resultado que é obtido nos outros estados.

Vejam o vídeo do jornalista José Armando Vannucci da época que lhe envie o email:




6 comentários:

  1. Temos que respeitar a cultura de nosso país. São Paulo também apresenta um excelente espetáculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADESP e até engraçado como a transmissão do Carnaval Carioca perde na Grande SP. pois a grande massa de Brasileiros que vem a Sapucaí, com certeza e de São Paulo, talvez deva tá ocorrendo alguma coisa que a plim-plim precisa rever.

      Excluir
  2. Os desfiles das escoas de samba de São Paulo hoje já se consolidou como um dos maiores espetáculos culturais do mundo. O artigo acima em nenhum momento disse algo ao contrario em relação ao carnaval de SP, o texto veio abordar a audiência do carnaval carioca em São Paulo, fato desta cidade ser o maior pólo econômico do Brasil, os números de audiência da grande São Paulo esta influenciando a Globo a tomar certas medidas na transmissão do carnaval do Rio, como a não transmissão na integra. Porem a queda de audiência e estrita a São Paulo, e foi esse fato que foi discorrido o artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uan tinha lido um post do Galeria do Samba que no futuro, os Desfiles das Escolas de Samba seria em Pay-per-view. mas isso não só afetaria o Rio, até São Paulo estaria lá. mas acho que essa na tv fechada não acontecerá, pois o Carnaval carioca na qual o colunista diz dar muito audiência Brasil afora só perdendo na Grande SP e talvez, Recife e Salvador. agora no resto as grandes escolas cariocas repercutem mais do que as paulistas, exceção feita as escolas de torcidas organizadas. como a Gaviões, Mancha, Dragões que devido a elas fazem aumentar a audiência, também na Grande SP da apuração do Carnaval Paulista em relação ao Carioca. mas acho já que a Grande SP não quer saber do Carnaval Carioca, por quênão seguir com a programação normal para lá e o Brasil todo, com o Carnaval Carioca.

      Excluir
  3. Esta muito claro para mim que independente da audiencia aqui ou la, o que realmente influencia é a péssima transmissão que a emissora faz. Fazendo cortes inapropriados e inventado comentaristas que não entendem nada do assunto. É uma pena, pois dessa forma estamos presos ao monopólio de uma emissora onde a importancia é sua audiencia.

    ResponderExcluir

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...