sábado, 19 de janeiro de 2013

On 08:04 by UAN Noticias   1 comment



O Governo do Estado do Espírito Santo e a LIESES (Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba) fechou acordo com a Rede Bandeirantes de Televisão para a transmissão do desfile Capixaba de 2013 para todo o Brasil.

O desfile do Grupo Especial do sábado dia 02 de fevereiro de 2013 será transmitido pela BAND para todo o país.

"Nosso carnaval cresce a cada ano e essa transmissão nacional é uma vitória do sambista capixaba, é a oportunidade que as agremiações precisavam para crescer e evoluir ainda mais", destacou entusiasmado o presidente da LIESES Rogério Sarmento.

Os desfiles da quinta-feira 31 de janeiro (Grupo de Acesso) e da sexta-feira 01 de fevereiro (Grupo Especial) também serão transmitidos pela BAND, mas apenas para o Estado do Espírito Santo.

Dia: 02 de fevereiro 2013
Escolas: Piedade, Imperatriz do Forte, Boa Vista, MUG e Jucutuquara
Horário: 22h
Onde: pela TV Bandeirantes (BAND)

Fonte:



Opinião

Acho que essa iniciativa será importante para que o carnaval capixaba possa ser conhecido nacionalmente. Porem acho que a mudança feita pela liga das escolas de samba do Espírito Santo acaba de certa forma retrocedendo um pouco o carnaval local.

Isso porque, o desfile das escolas de samba capixaba é dividido em dois dias, sexta e sábado, nesse ano houve uma mudança, as cinco primeiras colocadas desfilarão no sábado, que passa então ser o “dia principal”, já que nele desfilarão as mais bem colocadas no ano anterior.

E na sexta as cinco ultimas colocadas no ano anterior. Como o carnaval de Vitoria atualmente esta polarizado em, principalmente MUG e Jucutuquara , pode –se esperar que todos os anos veremos estas escolas no sábado. E a sexta vai acabar virando uma espécie de grupo de acesso dentro do grupo especial capixaba.

Tanto que ate a transmissão nacional será apenas nos desfiles de sábado, e como disse os desfiles de Vitoria ocorrem na sexta e sábado que antecedem o carnaval oficial, com isso as sextas ficarão de fora dos holofotes.( me refiro a transmissão em rede nacional)

Outra coisa que seria interessante da liga das escolas local analisar seria alterar a data do evento. Acho que colocar os desfiles antecedendo o carnaval oficial, faz perder um pouco a graça, seria bom que eles ocorrerem no carnaval.

Pelo que sei a justificativa do carnaval capixaba ser fora de época, e porque no carnaval o capixaba viaja para outras cidades. Mas vejamos, nem todo mundo tem condições de viajar, e temos um exemplo que funcionou que é São Paulo.

A cidade que nunca teve tradição em carnaval, onde o paulistano viaja em massa para o litoral paulista e outras capitais e mesmo assim os desfiles das escolas de samba de São Paulo cresceu e já atrai turistas, imaginem então Vitoria que já e uma cidade turística? Acho que o governo de Vitoria esta perdendo uma boa.

Mas de qualquer forma parabéns pela iniciativa do governo do Espírito Santo em divulgar o carnaval capixaba, e plantando hoje que colherão ótimos frutos amanhã.

Por

Uanderson de Aquino



Um comentário:

  1. O carnaval de Vitória será dividido em três grupos: Especial A e B o Grupo de acesso. e tem mais: acho que não seria bom a LIESES colocar no carnaval, pois perderia a graça,pois competiria com os grandes carnavais. e obvio que essa visão e no tange ao regionalizado, pra passar na TV Gazeta? essa de polarizado em MUG e Jucutuquara. não ta mais,pois agora se tem a Independente da Boa Vista, que faz frente a essas duas. e espero que a LIESES

    ResponderExcluir

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...