sábado, 10 de novembro de 2012

On 07:51 by UAN Noticias   6 comments

 
 
O artigo de hoje vem abordar um assunto que foi muito comentado em alguns meios de comunicação: A queda de audiência que o carnaval do Rio sofreu em São Paulo.
Neste domingo, primeiro dia de desfiles no Rio, a Globo perdeu em audiência para o Domingo Espetacular da TV Record, alem do Repórter Record.  Em todos esses anos de transmissão de carnaval foi a primeira vez que isso acontece
Nesta segunda feira, o feito da Record se repetiu, desta vez não foi nenhuma reportagem especial ou algum programa inédito, e sim uma reprise da reprise, da minissérie “ O Rei Davi”. Esse acontecimento foi o suficiente para que jornais como  a Folha divulgasse que o carnaval Carioca perdeu 20% de sua audiência na Globo.
E bom salientar que o mau desempenho em audiência na TV foi apenas em São Paulo, nas demais capitais o carnaval do Rio manteve sua boa audiência. Por esse motivo batizo esse artigo como “ o boicote paulistano ao carnaval carioca”. Embora alguns jornalistas tenham recebido com surpresa a queda da audiência desses desfiles na terra da garoa, esse fato na realidade e apenas o ápice de um processo que já vinha se desenhando.
Alguns anos atrás o carnaval de São Paulo era arcaico e não tinha credibilidade entre os paulistanos. A partir de 1994 quando a Globo passou a transmiti-los, o carnaval paulistano começou seu processo de desenvolvimento. Neste período o carnaval do Rio tinha excelente audiência na grande São Paulo, sempre  no domingo e segunda do carnaval, enquanto os desfiles de São Paulo se restringia no sábado.
Com os investimentos do governo de São Paulo, as escolas da capital paulista passaram a contratar um grande numero de profissionais do Rio , que no final da década de noventa chegou a promover um êxodo de sambistas cariocas com destino a folia paulistana. A Globo por sua vez conseguiu convencer os paulistanos que eles também eram capazes de fazer carnaval, já que algumas décadas atrás a cidade era conhecida como o “ tumulo do samba” por não ter a tradição do samba como uma cultura marcante pelo paulistano.
O resultado foi que a cada ano a audiência dos desfiles de São Paulo crescia inversamente proporcional ao desfile das escolas do Rio que começou a apresentar queda de audiência na grande São Paulo. Isso se justifica pelo fato do carnaval de São Paulo ter caído no gosto popular do paulistano, somado ao fato do desmembramento desses desfiles que eram somente no sábado e assim como no Rio, passou a ser em dois dias, sexta e sábado.
Isso colaborou para um desgaste do evento a nível de televisão, pois a Globo passou a transmitir quatro dias de desfiles seqüências deixando de certa forma, cansativo. Hoje percebe-se que o paulistano obviamente da preferência em assistir o seu carnaval, enquanto nos  dias dos desfiles do Rio a Globo sofre uma migração de telespectadores na grande São Paulo.
A Record, principal concorrente da Globo, percebendo esse movimento, oferece uma programação diferenciada das demais, nesse período carnavalesco, enchendo sua programação com reprises o outros enlatados que facilmente fisga esse telespectador.
Neste ano ficou nítida a rejeição que o carnaval do Rio sofreu em São Paulo, ontem no segundo dia de desfiles do Rio, o publico o paulistano não pensou duas vezes em migrar para assistir a reprise da minissérie da Record, e a Globo chegou a perder ate para um trecho do “ fala que eu te escuto”
Alias esse programa da igreja Universal, deve estar festejando quem sabe a conversão de centenas de paulistanos, no ultimo sábado, o SBT exibindo os desfiles do grupo de acesso do Rio também obteve audiência decepcionante na grande São Paulo, com audiência que as vezes dava abaixo de um ponto, enquanto o “ fala que eu te escuto” chegou a dar cinco pontos em São Paulo.
Outra emissora que teve a amargura da indigência em São Paulo foi a TV Cultura que neste domingo,transmitiu o desfile do grupo de acesso de São Paulo, obtendo “ ZERO”  de media, ou seja somente assistiu os desfiles quem estava no Anhembi.
Esses dados mostram algo que todo mundo já sabia, o paulistano não tem muita afinidade com o samba, assiste os desfiles das escolas de samba de sua cidade, e pronto!, daí para frente, para eles o carnaval acaba.
Sendo assim talvez uma solução que seria boa tanto para a TV Globo em não “micar” mais no carnaval, tanto para os paulistanos que não tem paciência em assistir quatro dias de desfiles na TV, seria mudar os dias de desfiles das escolas de samba de São Paulo.
Elas desfilariam no domingo e na segunda de carnaval, assim como ocorre no Rio. Ou seja a Globo passaria ter apenas dois dias de desfiles e não mais quatro.  Isso iria implicar que os desfiles do Rio não seriam mais exibidos em São Paulo, que nestes dias, acompanhariam as escolas de samba de São Paulo.
Os desfiles do Rio seriam transmitidos para as demais capitais, visto que em outras praças, o carnaval carioca ainda apresenta boa audiência, alem de serem tradicionais, são exibidos na TV desde a década de setenta.
Como São Paulo, e um mundo a parte neste Pais, nada mais justo que fiquem apenas com a transmissão de suas escolas, ate porque não e justo que o carnaval do Rio, que foi bem no restante do Pais, ganhe paginas nos jornais apenas por seu declínio na audiência televisiva da grande São Paulo.
Desta forma ganhariam os paulistanos que ficariam com a “SUA” realidade, e o restante do Pais prosseguiria com o maior espetáculo da terra. Se a Globo não fizer esta alteração, no próximo ano a Record nem precisara colocar reprises, basta transmitir um culto da Universal no horário dos desfiles do Rio que já renderá uns quarenta pontos no Ibope na grande São Paulo.
Por
Uanderson


6 comentários:

  1. A Record e o SBT são burros.

    Eles deveriam comprar baratinho o Desfile do Grupo de acesso do Rio para competir com o de São Paulo. O carnaval do grupo de acesso do Rio é muito melhor que o de Sampa e o do terceiro grupo que desfila na terça-feira, não fica devendo nada ao carnaval paulistano.
    Oproblema é que só a CNT se interessa em investir e ela não é Rede Nacional e nem aqui no Rio pega em todos os lares e com um sinal muito ruim.
    Eu tenho saudade é da Manchete.

    ass. Claudio

    ResponderExcluir
  2. Esse ano que vêm a globo pegou a transmissão do carnaval 2013 Vai parar de transmitir o carnaval de São Paulo que nunca empolgou muito aqui na cidade! Podiam ter feito isso antes, alias! bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação no blog!! abraços!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa reflexão... em tempos de globalização há momentos que a TV deve se regionalizar cada vez mais. E a festa do carnaval mostra isso. Agora há outra coisa que me incomoda nesta festa, são os enredos patrocinados.

    ResponderExcluir
  5. A RECORD ESTAVA LIDERANDO A AUDIÊNCIA...NO PROGRAMA LEGENDÁRIOS ...ENQUANTO A GLOBO TRANSMITIA O CARNAVAL DE SÃO PAULO...
    ELES NÃO SABEM PORQUE ...ORA ...JOGAVAM LUZES ....IRRITAVAM OS PARTICIPANTES...E MUITO MAIS QUEM ASSISTIA...NÃO CONSEGUI FICAR 10MINUTOS ASSISTINDO....DEPOIS NÃO SABEM PORQUE A AUDIÊNCIA CAI...
    QUEM FOI O ILUMINADO?? QUE FEZ UMA BABOSEIRA DESSAS...ESSE SIM É O RESPPONSÁVEL POR TAMANHA ESTUPIDEZ...
    MATOU A TRANSMISSÃO...ISSO SEM CONTAR QUE NO DESFILE A GLOBO INTERROMPIA O DESFILE PRA MOSTRAR OS PARTICIPANTES FAZENDO COMENTÁRIOS...
    PÉSSIMO..SERÁ QUE NÃO TEM ALGUEM NA GLOBO COM INTELIGÊNCIA NECESSÁRIA PARA VER UM ERRO CRASO COMO ESSE???

    ResponderExcluir
  6. ISSO ACONTECE PQ NINGUÉM MAIS AGUENTA MAIS A ROUBALHEIRA DESENFREIADA DO PAÍS... E ISSO INFELIZMENTE É O QUE ACONTECE COM A ESCOLHA DA ESCOLA CAMPEÃ DO CARNAVAL.
    ANO APÓS ANO, ENTREGAM O TÍTULO A FRIA BEIJA-FLOR.
    NINGUÉM É PALHAÇO PARA ATURAR ISSO.
    O PIOR É QUE NINGUÉM VÊ QUE ESSA É A CAUSA DE TANTA INDIFERENÇA.

    ResponderExcluir

Eu recomendo

GeraLinks - Agregador de links Agregador de Links - O melhor conteúdo da net

Recent Posts

Link-Me
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...